• 17:59 19 de Maio de 2022   |   seu IP 44.192.25.113
  • Acessar sistema

    Paraná possui 210 cidades no novo Mapa do Turismo Brasileiro

    Com 15 regiões turísticas cadastradas e reconhecidas, o Paraná possui 210 cidades no novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo. Isso quer dizer que 52% dos municípios do Estado estão dentro do radar nacional.

    O Mapa é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região.

    CADASTRO – O CORIPA através da IGR - RETUR realizou o cadastro dos municípios que o compõem, onde os mesmos precisaram atender aos critérios estabelecidos na Portaria Federal nº 41/2021. Um deles era que o município possuísse um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também era necessário que as empresas e trabalhadores do ramo turístico estivessem registrados no Cadastur, a fim de certificar ao turista que o serviço é regularizado e confiável, onde o Consórcio também esteve auxiliando as secretarias de meio ambiente, turismo, indústria e comércio dos municípios parte na realização do registro desses empreendimentos, ao todo até a presente data o CORIPA já realizou 62 cadastros.

    Além disso, o município também precisava comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um Termo de Compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, as administrações públicas deviam comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, no caso dos municípios que integram o CORIPA, o Consórcio possuía convênio com a Rede de Turismo Regional - RETUR.

    “Integrar o Mapa do Turismo Brasileiro é imprescindível para ficar em consonância com os princípios da Política Nacional de Turismo e, assim, estar apto à captação de recursos do governo federal, o que nos auxilia a profissionalizar a gestão turística, além de estruturar e promover os destinos paranaenses”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.

    Segundo o diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes, a atividade turística vem se destacando, nos últimos anos, no crescimento e desenvolvimento da economia regional. “A Paraná Turismo entende como importantíssima a regionalização do turismo e por isso sensibilizou e incentivou os municípios através das IGRs, transformando-os em atores turísticos e fortalecendo o turismo regional do Estado”, disse.

    Para saber como ficou a distribuição dos Municípios nas 15 Regiões Turísticas do Paraná, acesse o link abaixo:

    https://www.paranaturismo.pr.gov.br/.../Regioes...

    Reunião para discutir ciclorrota - Pedala Paraná no município de Xambrê
    25/04- O evento tem como data prevista para sua realização o dia 19 de junho do presente ano.
    Coripa participa da reunião do Conselho do Turismo de Xambrê
    14/04- Foi tratado dos próximos eventos que irão acontecer no município, sendo a 1ª Descida de Caiaque no rio Xambrê com a limpeza do rio e o Cicloturismo Pedala Paraná.
    CORIPA celebra hoje 27 anos.
    Pioneiro no Brasil como consórcio intermunicipal de proteção à natureza.
    Municípios Consorciados
    Mapa do site
    CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
    Website desenvolvido por