• 07:14 19 de Março de 2019   |   seu IP 54.196.208.187
  • Acessar sistema

    Plano Municipal de Recursos Hídricos

    • Córrego Cobrinco/ Icaraíma

     

    O que é o Plano Intermunicipal de Recursos Hídricos?

    É uma proposta inovadora do Coripa para o uso e para a conservação dos recursos hídricos, tendo em vista que a gestão dos recursos hídricos, realizada pelos municípios de forma individual, geraria um planejamento fragmentado, indo contra o conceito de bacia hidrográfica, já que esta não se restringe os limites políticos estabelecidos pelo homem quando da divisão dos territórios municipais.

    O Coripa, se aproveitando de sua experiência como consórcio desde 1995, tem neste plano a semente de uma gestão integrada de seu território.

     

    Esforço integrado em prol da conservação da água.

    Para a elaboração do diagnóstico foram percorridos centenas de kilômetros de rios e estradas, a maior parte delas sem asfaltamento. Foram tiradas mais de 300 fotos de bacias hidrográficas, rios, matas ciliares, sistemas de galerias pluviais, estações de tratamento de esgoto, aterros, lixões e aterros sanitários. Por fim, mais de 150 pontos de amostragens foram criados e mapeados para que fosse possível até então ter uma mínima idéia das condições do uso – e do mal uso – dos recursos naturais da região do Coripa.

    A realização desse trabalho contou com o apoio do Governo do Estado do Paraná e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Projeto Paraná Biodiversidade e envolveu grande número de atores ligados à administração e à gestão ambiental dos municípios. Contou com a participação de técnicos, fiscais, estagiários do Coripa e dos municípios além dos próprios secretários municipais de meio ambiente que auxiliaram de forma importantíssima o levantamento dos dados necessário ao diagnóstico. Responderam questionários, acompanharam os trabalhos de campo, apontaram problemas e soluções em seus municípios.

     

    As bacias prioritárias para a recuperação e conservação na região do Coripa são:

    Córrego Cobrinco (Icaraíma)

    Córrego Boa Esperança (Esperança Nova)

    Ribeirão São Manoel (São Jorge do Patrocinio)

    Ribeirão São João (São Jorge do Patrocínio e Altônia)

    Ribeirão do Prado, Córrego Quester e afluentes da Lagoa Xambrê (Altônia)

    Córrego do Meio e afluentes (Guaíra e Terra Roxa)

     

     

    Municípios Consorciados
    Mapa do site
    Website desenvolvido por