• 03:58 26 de Setembro de 2018   |   seu IP 54.162.15.31
  • Acessar sistema

    NOITE AMBIENTAL APRESENTA MODA SUSTENTÁVEL, MAQUETES E DANÇAS EM SÃO JORGE DO PATROCÍNIO

    Realizada na noite de terça-feira, 26, no Ginásio de Esportes Francisco Colonelli, a Noite Ambiental marcou o encerramento da Semana do Meio Ambiente e, ao mesmo tempo, celebrando o 37º Aniversário de São Jorge do Patrocínio. Assim como em anos anteriores, houve grande participação do público, que tomou as arquibancadas do ginásio para apreciar as atrações e atividades programadas para a ocasião. No ato de abertura, participaram o vice-prefeito Ronaldo Tinti e sua esposa Leila Biázio, representando o prefeito e presidente do CORIPA José Carlos Baraldi, que encontrava-se cumprindo agenda de viagem à capital do Estado. Ainda participaram a primeira-dama Dulciléia Baraldi, o presidente da Câmara Municipal Jair Sampaio, a presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente Genicréia Tejada, a professora Vera Palozi, representando o esposo deputado estadual Claudio Palozi, representantes do IAP Cidnei Aparecido da Silva e Aldemir Gazolla, o diretor-presidente do Grupo Elmu Nuno Tiago Valente Caetano e esposa, o secretário de Meio Ambiente de Pérola Edson Bisarri e o diretor ambiental José Antônio Ferla, o engenheiro agrônomo da EMATER Rafael Meier de Mattos, secretários municipais, vereadores e demais lideranças. Todos sendo recebidos pelo secretário de Meio Ambiente Ronaldo Bunzel, a fiscal ambiental Aline Resende e a secretária executiva do CORIPA Nayara Raposo. Na ocasião, foram sorteados os prêmios entre os participantes da Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico, que durante a Semana do Meio Ambiente, recebeu os aparelhos inutilizados em instalação na Praça Alberto Romero. A organização do Passeio Ciclístico, realizado no dia 17/06 ainda entregou o prêmio (01 bicicleta 0 pedalada) ao participante mais idoso do passeio.  

    DESFILE DE MODA RECICLÁVEL

    Um dos destaques da noite foi um desfile de moda, apresentado pelo Grupo Melhor Idade, cuja matéria-prima dos modelos eram materiais recicláveis. Segundo a organização, a proposta foi transformar materiais descartados no dia-a-dia como latas de alumínio, sacos plásticos, tampas, revistas, jornais e restos de tecido em peças de vestuário, criando modelos criativos e funcionais. No total, quinze modelos foram confeccionados pelas candidatas, todas participantes do Grupo Melhor Idade, como parte das atividades do Projeto "Ajuda que espera está nos filhos da Mãe Terra", que integra a Melhor Idade e Centro de Atendimento Espaço Criança em ações de educação ambiental. Foram jurados no concurso: Pedro Lucas Pinheiro - Chefe Regional do Desenvolvimento Social da Região Umuarama; Genicréia Tejada Carreira - Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente; Cidnei Aparecido da Silva - IAP Umuarama; Aldemir Gazolla - IAP Cianorte; Sandra Caetano - Elmu e Rubens Sampaio - Empresas de Consultoria Ambiental. Os modelos foram apresentados na noite, em clima de um autêntico desfile de moda, com direito a passarela iluminada, música, corpo de jurados e breve apresentação das modelos, que desfilavam expondo detalhes de suas criações e recebendo calorosos aplausos de todo o público presente. Vicentina Reginaldo foi a vencedora da noite, com o modelo, cuja matéria-prima foi basicamente folhas de revistas e copos descartáveis, sendo considerado o mais criativo e funcional. Rosa Zaramella foi a segunda colocada, com um modelo confeccionado a partir de embalagens de chocolate e salgadinhos, adornados por tampas coloridas de garrafas PET. Edna Dalle Luche Colonelli foi a terceira colocada, com seu traje modelado com latas e argolinhas de cerveja. O presidente do Grupo Elmu, da cidade de Pérola, Nuno Tiago, juntamente com demais lideranças entregaram os troféus e premiações às vencedoras. "Foi um momento memorável e marcante para nossas participantes, que transmitiram, por meio deste desfile especial, a importância de cuidar do meio ambiente e de nosso resíduos sólidos", declarou o secretário Ronaldo.

    DANÇA COM CRIANÇAS E MELHOR IDADE

    As crianças do CMEI Zaíra Tiliacki Ornelas, Escola Municipal João Batista de Melo e Espaço Criança apresentaram números de dança e coreografias, com o tema "Meio Ambiente", em números coordenados pelas educadoras e monitoras. As apresentações demonstraram ritmos variados, todos abordando como  tema central a consciência ambiental e preservação da vida. A atividade foi muito aplaudida pelos presentes, destacando-se as coreografias das crianças e seus figurinos, confeccionados pela equipe de monitores e educadores da Secretaria de Assistência Social e CRAS. Os projetos sociais nos quais as crianças são atendidas incluem aulas de música, instrumentos, dança, pintura e bordado, informática e capoeira. O Grupo Melhor Idade encerrou as apresentações encenando uma coreografia juntamente com a instrutora Franciele Zago.

    CONCURSOS DE MAQUETES

    Os alunos da Casa Familiar Rural participaram de um projeto de construção de maquetes que retratam o Parque Nacional de Ilha Grande, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. As maquetes foram apresentadas ao público durante a Noite Ambiental e participarão de um concurso cultural, que escolherá a melhor representação do Parque Nacional construída pelos alunos. As votações são feitas por meio de redes sociais, jurado técnico e escolha entre os participantes da Noite Ambiental. Premiações serão destinadas à equipe vencedora. As maquetes devem ficarão permanentemente expostas em uma das sedes do Parque Nacional após o encerramento do concurso.  

     

    (Fonte: SEMMA / CORIPA)

    DIA DA ÁRVORE
    21/09- Plantar uma árvore é cuidar do amanhã!
    Analista ambiental do CORI
    05/07- Foi realizado o transplante de aproximadamente 250 mudas de espécies nativas que serão utilizadas no processo de recuperação de nascente
    Analista ambiental do CORIPA participa da II Oficina Técnica Regional do Plano Estadual de Resíduos
    05/07- A oficina ocorreu no dia 26/06 e reuniu diversos gestores municipais e técnicos da área de resíduos sólidos.
    Municípios Consorciados
    Mapa do site
    Website desenvolvido por