• 07:13 19 de Março de 2019   |   seu IP 54.196.208.187
  • Acessar sistema

    BOSQUE MÁGICO É NOVO MARCO AMBIENTAL EM SÃO JORGE DO PATROCÍNIO

    Localizado nas dependências do CMEI Zaíra Tiliacki Ornelas, o Bosque Mágico foi oficialmente inaugurado na manhã de terça-feira, 19, sob a recepção dos alunos do CMEI, a diretora Celina Onofre, a coordenadora Polyana Miloch, professoras e funcionários da instituição. Estiveram presentes à cerimônia o prefeito José Carlos Baraldi, a secretária de Educação Rosângela Galiotti, a fiscal ambiental Aline Resende, representando o secretário de Meio Ambiente Ronaldo Bunzel, o presidente da Câmara Municipal Jair Sampaio de Lima, o vice-presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente José Jorge Silvério, os analistas ambientais do CORIPA Letícia Araujo e Rafael Lopes, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Egídio Facci, os vereadores Paulo Sérgio Arias e Zico Colonelli, o técnico extensionista da EMATER Inácio Bacarin, o secretário da Agricultura Fausto Paulin e demais agentes ambientais. O bosque, idealizado em parceria com Secretaria de Educação e Secretaria de Meio Ambiente, será formado por diversas espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, como o angico, aroeira-pimenta, araçá, jangada, tucaneiro, mutuma, guaritá, gurucaia e ingá, em um total de 150 mudas adquiridas junto ao IAP - Instituto Ambiental do Paraná. Os convidados, professores e demais participantes acompanharam as crianças, que foram instruídas no modo correto de manusear as mudas e após plantá-las nas covas devidamente abertas, em atividade supervisionada pelos agentes ambientais e educadores presentes.  A criação deste novo marco ecológico no município integra o cronograma de eventos da Semana do Meio Ambiente, iniciada no último domingo, 17, com o Passeio Ciclístico, e também fazendo parte das comemoração do 37º Aniversário do Município. "Com este espaço, pretendemos recriar uma amostra de nossas matas, que aqui existiam na época em que esta região ainda era colonizada, e que sofreram com a ações de desmatamento", explicou Rosângela Galiotti. O prefeito Baraldi destacou a importância da ação junto às crianças. "Representa um excelente espaço de aprendizado para as crianças, que conhecerão espécies nativas de nossas matas e aprenderão sobre a importância de preservar", observou Baraldi. "Parabéns aos organizadores e equipe ambiental pelo empenho em criar este importante espaço para pesquisa e aprendizado", completou.

    (Fonte: Prefeitura Municipal de São Jorge do Patrocínio) 

    Proibição à pesca de espécies nativas inicia em 1º de novembro no Paraná
    01/11- Proibição vai até 28 de fevereiro do próximo ano e tem como objetivo proteger a reprodução natural de espécies de peixes no Paraná.
    Analista ambiental do CORIPA ministra palestra no município de Altônia
    26/10- A palestra foi sobre a conservação da biodiversidade, o histórico de conservação do rio Paraná, sobre o CORIPA, sobre o Parque Nacional de Ilha Grande e a APA.
    Analista ambiental do Consórcio realiza atividades no CMEI Zaíra Tiliacki Ornelas em São Jorge
    24/10- O tema trabalhado durante as atividades foi o Rio Paraná e o Parque Nacional de Ilha Grande (PNIG).
    Municípios Consorciados
    Mapa do site
    Website desenvolvido por