• 14:55 20 de Outubro de 2018   |   seu IP 54.224.150.24
  • Acessar sistema

    Proposta amplia sistema de gestão de resíduos sólidos urbanos

    O Governo do Estado encaminhou para a Assembleia Legislativa um anteprojeto de lei, elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que institui o programa Paraná Resíduos. A iniciativa visa contribuir para a construção de soluções para coleta e correta destinação dos resíduos sólidos urbanos dos municípios paranaenses.

    O programa permitirá ao governo estadual integrar consórcios de municípios, permitindo ainda que entidades da administração indireta executem os serviços. Aprovada pelos deputados estaduais, a medida vai colaborar no cumprimento de metas e diretrizes do Plano de Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos do Estado do Paraná (PRGIRSU-PR).

    “A grande maioria das prefeituras paranaenses tem dificuldades para assumir a coleta e destinação do lixo, bem como de implantar a coleta seletiva. Com o Paraná Resíduos, o governo poderá organizar, de forma mais intensa, ações que permitam aos municípios o enquadramento na Política Nacional de Resíduos Sólidos, incentivando a busca pela solução mais adequada para evitar o uso de lixões”, firma o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti.

    “A questão dos resíduos sólidos figura como um dos principais problemas de gestores públicos do mundo inteiro. Mas as soluções existem e passam normalmente pelo reaproveitamento do lixo como matéria-prima para novos produtos, insumos ou geração de energia, quando o rejeito deixa de ser um empecilho e vira oportunidade de negócio”, afirma Vinicio Bruni, coordenador de Resíduos Sólidos da secretaria.

    O programa Paraná Resíduos atende os objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal nº 12.305/10, que prevê uma série de instrumentos para o enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos, provenientes do inadequado manejo dos resíduos sólidos.

    DIA DA ÁRVORE
    21/09- Plantar uma árvore é cuidar do amanhã!
    Analista ambiental do CORIPA realiza transplante de mudas
    05/07- Foi realizado o transplante de aproximadamente 250 mudas de espécies nativas que serão utilizadas no processo de recuperação de nascente
    Analista ambiental do CORIPA participa da II Oficina Técnica Regional do Plano Estadual de Resíduos
    05/07- A oficina ocorreu no dia 26/06 e reuniu diversos gestores municipais e técnicos da área de resíduos sólidos.
    Municípios Consorciados
    Mapa do site
    Website desenvolvido por