• 03:38 21 de Agosto de 2017   |   seu IP 23.20.192.147
  • Acessar sistema

    Brasil mostra ações de educação para o mundo

    As ações brasileiras de educação na área ambiental serão apresentadas à comunidade internacional. A partir de segunda-feira (17/07), o Brasil participará do 4º Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, que ocorrerá até quinta-feira (20/07), na cidade de Santo Antônio, Ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe.

    Os objetivos do congresso são promover a divulgação de projetos de investigação científica, a troca de experiências pedagógicas, a partilha de projetos comunitários e o reforço das redes nas áreas da educação ambiental, cooperação e desenvolvimento. O encontro também promoverá a integração entre os envolvidos que atuam com o tema nas comunidades falantes da língua portuguesa, com capacitação nas áreas de responsabilidade ambiental e de justiça social.

    O evento vai reforçar, ainda, o papel político da educação ambiental, considerando o ambiente como chaves para promover novas formas de governança em diferentes tipos de organizações políticas e da sociedade civil por meio de metodologias participativas e de decisão democrática.

    Representante do Brasil no Congresso, a diretora de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão, explica que o evento vai propiciar a criação de um plano de ação e de estratégias conjuntas para fortalecer a educação ambiental nas comunidades lusófonas. “O Brasil tem muito a contribuir e a aprender com esses países. A expectativa é fortalecer a educação ambiental em todos eles, uma vez que a questão ambiental não é isolada, é global”, afirma.

    Em edições anteriores, o evento já foi realizado em países como Portugal e Brasil. “É uma iniciativa que reforça a cooperação Sul-Sul com os países de língua portuguesa, o que facilita o compartilhamento de materiais, processos formativos e a troca de ideias”, completa Renata.

    A pauta do encontro inclui discussões sobre biodiversidade e educação ambiental e uma mesa redonda sobre as Estratégias Nacionais de Educação Ambiental em Unidades de Conservação. Também haverá debates sobre políticas públicas de educação ambiental.

    (Fonte: MMA)

     
    Ministro anuncia conversão de multas
    18/08- Pagamento devido ao Ibama e ao ICMBio poderá ser convertido em serviços ambientais, adianta Sarney Filho em audiência na Câmara.
    Alunos do município de Altônia visitam a lagoa Xambrê no Parque Nacional de Ilha Grande (PNIG).
    04/08- Alunos do primeiro ano do ensino médio do Colégio Malba Tahan, do município de Altônia-PR, realizaram uma visita à lagoa Xambrê no Parque Nacional de Ilha Grande (PNIG).
    OPERAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL
    01/08- Operação conjunta para orientar e coibir crimes ambientais no Rio Paraná e Parque Nacional de Ilha Grande.
    Municípios Consorciados
    Mapa do site
    Website desenvolvido por