• 15:06 18 de Julho de 2018   |   seu IP 54.158.248.112
  • Acessar sistema

    Brasil mostra ações de educação para o mundo

    As ações brasileiras de educação na área ambiental serão apresentadas à comunidade internacional. A partir de segunda-feira (17/07), o Brasil participará do 4º Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, que ocorrerá até quinta-feira (20/07), na cidade de Santo Antônio, Ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe.

    Os objetivos do congresso são promover a divulgação de projetos de investigação científica, a troca de experiências pedagógicas, a partilha de projetos comunitários e o reforço das redes nas áreas da educação ambiental, cooperação e desenvolvimento. O encontro também promoverá a integração entre os envolvidos que atuam com o tema nas comunidades falantes da língua portuguesa, com capacitação nas áreas de responsabilidade ambiental e de justiça social.

    O evento vai reforçar, ainda, o papel político da educação ambiental, considerando o ambiente como chaves para promover novas formas de governança em diferentes tipos de organizações políticas e da sociedade civil por meio de metodologias participativas e de decisão democrática.

    Representante do Brasil no Congresso, a diretora de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão, explica que o evento vai propiciar a criação de um plano de ação e de estratégias conjuntas para fortalecer a educação ambiental nas comunidades lusófonas. “O Brasil tem muito a contribuir e a aprender com esses países. A expectativa é fortalecer a educação ambiental em todos eles, uma vez que a questão ambiental não é isolada, é global”, afirma.

    Em edições anteriores, o evento já foi realizado em países como Portugal e Brasil. “É uma iniciativa que reforça a cooperação Sul-Sul com os países de língua portuguesa, o que facilita o compartilhamento de materiais, processos formativos e a troca de ideias”, completa Renata.

    A pauta do encontro inclui discussões sobre biodiversidade e educação ambiental e uma mesa redonda sobre as Estratégias Nacionais de Educação Ambiental em Unidades de Conservação. Também haverá debates sobre políticas públicas de educação ambiental.

    (Fonte: MMA)

     
    Analista ambiental do CORIPA acompanha alunos até o viveiro no município de Altônia
    05/07- Foi realizado o transplante de aproximadamente 250 mudas de espécies nativas que serão utilizadas no processo de recuperação de nascente
    Analista ambiental do CORIPA participa da II Oficina Técnica Regional do Plano Estadual de Resíduos
    05/07- A oficina ocorreu no dia 26/06 e reuniu diversos gestores municipais e técnicos da área de resíduos sólidos.
    Analista ambiental do CORIPA apresenta palestra sobre a Conservação no rio Paraná
    05/07- É o segundo ano que a temática é trabalhada com os alunos do 1º ano do Colégio Malba Tahan em Altônia-PR.
    Municípios Consorciados
    Mapa do site
    Website desenvolvido por